Ataque em hotel e restaurante de Mogadíscio deixa mortos
Homem-bomba usou carro para atingir frente do único hotel com boate de Mogadício. Cerca de 20 pessoas também foram feitas reféns em restaurante.
A Forte explosão, seguida de um ataque a tiros, perto de um movimentado hotel e um restaurante de Mogadício, na Somália, deixou ao menos 19 mortos na quarta-feira (14). O grupo radical islâmico Al Shabab reivindicou a autoria da ação.
O ataque foi cometido por um homem-bomba, que teria se jogado com um carro contra a entrada do Posh Hotel, no centro da capital somali. O hotel é o único que tem uma boate em toda Mogadíscio. Em seguida, o restaurante Pizza House foi invadido e cerca de 20 pessoas foram feitas reféns.
O balanço de mortes ainda está incerto. A Reuters diz que 19 morreram, mas a Associated Press afirma que foram 31 mortos. O chefe da polícia da Somália, Abdi Bashir, disse à Reuters que os cinco atiradores foram mortos.
A capital da Somália é alvo frequente de ataques terroristas, principalmente do Al Shabab, que realiza habitualmente atentados contra civis, policiais, representantes do governo e militares. Essa campanha de atentados suicidas faz parte da tentativa de derrubar o governo somali e impor sua interpretação radical do islamismo.
A milícia islâmica, que anunciou em 2012 sua adesão formal à Al Qaeda, luta para instaurar um Estado islâmico de corte wahhabita na Somália, onde já controla grandes extensões de território no sul e no centro do país.
O país é atormentado por conflitos armados desde 1991, quando os líderes de milícias locais derrubaram o ditador Siad Barre e depois começaram a lutar um contra o outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário